Notícias

No aniversário de 80 anos, O POPULAR lança novo site

Versão 6.0 traz hierarquização mais clara de notícias e sugestão de leitura personalizada

Em comemoração aos 80 anos do POPULAR, celebrados nesta terça-feira (3), o jornal lança a versão 6.0 de seu site. Entre as novidades, há hierarquização mais clara de notícias e tecnologias que facilitam a leitura dos usuários. Além disso, neste mês de aniversário, os leitores que se cadastrarem terão acesso ilimitado ao conteúdo do portal, com exceção apenas da versão impressa digitalizada (flip). 

“As mudanças são contínuas, não há como ter um status quo, o processo é sempre evolutivo e neste momento trazemos mudanças no site, que tem de ser aberto para todo o tipo de mídia e para todas as telas”, pontua o presidente do Grupo Jaime Câmara, Jaime Câmara Júnior. E foi com base nas mudanças de comportamento dos usuários, identificado em pesquisas, que o novo site foi desenvolvido.

Ao analisar quais conteúdos precisavam de maior destaque e quais os recursos eram mais acessados, a opção, segundo a diretora de Negócios Digitais, Arenusa Goulart, foi por uma atualização para a melhor navegação. “Assim, priorizamos vídeos, conteúdo de colunistas, matérias exclusivas, conteúdo que pode ser consumido em áudio, área para reportagens especiais”, diz ao citar algumas mudanças. 

O trabalho envolveu várias áreas do Grupo, como Área Digital, Redação e Tecnologia da Informação. Para possibilitar a sugestão de textos de acordo com a navegação do usuário, por exemplo, foi desenvolvida pela empresa uma plataforma de recomendação de matérias que por meio de big data monitora o que é lido e oferece ao leitor o que ele ainda não leu. 

“Para que ele se mantenha mais informado, usamos tecnologias de ponta como big data e machine learning, para oferecer um produto mais atrativo, e temos grande parte do site com recursos em nuvem”, explica o coordenador de Sistemas do Grupo, Gilcimar de Deus. Assim, na coluna das matérias mais lidas, assim que o usuário completa a leitura, novas opções relevantes para ele são mostradas em ranking. 

Em vez de cinco sugestões sobre o mesmo tema, agora são dez. “Conforme o usuário vai utilizando o site, o algoritmo se torna mais eficiente e vai direcionar melhor as matérias”, completa o diretor de Tecnologia da Informação, Luís Duarte. Há também a integração com canais como WhatsApp para a comunicação com a redação e anúncios do Classi na página principal. Adaptável aos diferentes dispositivos, na ferramenta de avaliação do Google, a versão mobile tem nota alta pela distribuição de elementos e velocidade de carregamento. 

“O POPULAR se assenta em pilares muito sólidos e claros, com propósito de oferecer informação de qualidade e ao mesmo tempo investir incessantemente em inovação, usando os recursos tecnológicos disponíveis em favor do leitor, para oferecer a notícia da forma como ele quer”, diz a editora executiva, Silvana Bittencourt. “O jornal chega maduro e renovado aos 80 anos, presente em diferentes plataformas para atender o seu patrimônio mais valioso que é o leitor. Foi a credibilidade que garantiu a longevidade do POPULAR, e por isso seu compromisso é retribuir essa confiança e não descuidar de seus princípios”, conclui.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.